METODOLOGIAS ATIVAS | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
A Aprendizagem Baseada em Problemas (do inglês Problem-Based Learning - PBL) é uma metodologia de ensino que promove uma aprendizagem ativa centrada nos alunos, confrontando-os com problemas complexos do mundo real. Os alunos são levados a problematizar, refletir e atribuir significado às sua aprendizagens, à medida que encontram as respostas para os problemas que lhes são apresentados. Nesse sentido, esta metodologia, para além de favorecer competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, estimula o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade e a comunicação.
As investigações realizadas na área da aprendizagem baseada em problemas (Duch, Groh, and Allen, 2001) mostram que os alunos que são envolvidos em situações que implicam a resolução de problemas se mostram mais motivados e que revelam um melhor desempenho na realização de tarefas complexas.
(...) Nesta situação, a biblioteca escolar pode assumir-se como facilitadora da aprendizagem, assegurando a acesso à informação e aos recursos necessários para a resolução do problema identificado. Pode, ainda, ajudar os alunos a pensar criticamente, orientando as suas reflexões e proporcionando-lhes uma variedade de oportunidades de aprendizagem.
... continuar a ler AQUI